O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
A LGPD estabelece a regulamentação sobre o tratamento de dados pessoais, tanto de clientes quanto de usuários em geral, por parte de empresas. Vale lembrar que dados pessoais, no que se refere à LGPD, são as informações fornecidas a uma empresa em determinado momento. O tratamento desses dados representa a forma como eles são utilizados, seja em ações específicas de marketing ou em outro tipo de ação. A partir da Lei Geral de Proteção de Dados, os usuários têm acesso facilitado às informações de bancos de dados. Além de verificarem os dados, os usuários podem solicitar ajustes ou até mesmo remoção de informações, sempre que julgarem necessário. Antes de entrar em cada uma das ações de marketing, é preciso destacar o que, de forma geral, muda para empresas e pessoas que fornecem dados pessoais, seja em espaços físicos ou online. Algumas práticas, já recomendadas anteriormente, passam a se tornar ações obrigatórias para marcas que desejam estar em dia com a nova lei. Ao definir ações para captar novos contatos ou obter informações específicas sobre o público, lembre-se de focar no que realmente importa para que sua comunicação seja efetiva. De nada adianta pedir informações que não serão utilizadas. Além disso, é necessário explicar quais serão as ações realizadas a partir do momento que o público preencher um formulário da sua empresa, por exemplo. Se você possui diversos formulários, cada um com uma finalidade específica, é preciso garantir que quem se cadastrar saiba o que será feito com os dados compartilhados.